Vitaminas nos alimentos: onde buscar os nutrientes essenciais ao seu corpo?

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Para se manter saudável, nosso corpo precisa de diversas vitaminas diariamente. A forma mais adequada de colaborarmos com esse processo é consumindo alimentos saudáveis, fontes naturais de vitaminas e minerais. Pratos coloridos, repletos de verduras, legumes e frutas são as maiores fontes de nutrientes que nosso organismo precisa. Por isso, é importante ter uma alimentação balanceada e aproveitar todas as vitaminas nos alimentos.

O que as vitaminas fazem?

São elas que deixam a pele e os cabelos mais bonitos e saudáveis e, também, colaboram para que nosso organismo funcione bem. Assim, nossa imunidade melhora e nosso corpo adquire mais energia e disposição. 

Cada pessoa tem uma necessidade específica de vitaminas, que varia em cada indivíduo. Em períodos como o de crescimento, gravidez ou lactação — ou até mesmo em fases da vida em que o trabalho e as preocupações são mais intensos, favorecendo o aparecimento de algumas doenças —, essa necessidade de vitaminas aumenta. É como se nosso corpo precisasse de mais combustível para ter mais energia.

Atualmente algumas dietas estão incentivando o consumo de alimentos naturais e pratos repletos de alimentos coloridos, como a dieta Lowcarb. Isso mostra que é possível fazer uma reeducação alimentar sem tirar as vitaminas da alimentação. 

Quais os tipos de vitaminas? 

Vitamina A

A vitamina A, por exemplo, atua na pele, nas mucosas, nos olhos e ainda aumenta a resistência do corpo. Fortalece as unhas, os cabelos e os dentes, além de prevenir contra doenças respiratórias. Ela é encontrada em frutas, verduras, fígado, leite e derivados, gema de ovo, entre outros.

Vitaminas do complexo B

São importantes para a metabolização de gorduras, carboidratos, proteínas, glicose e aminoácidos. Têm ação antioxidante e ajudam no envio de mensagens ao sistema nervoso. Além disso, colaboram com a produção de glóbulos vermelhos e ajudam a manter a saúde da pele, dos cabelos e das unhas. Preservam os sistemas nervoso, imunológico e circulatório. 
Podem ser encontradas em vegetais de coloração verde escura, carnes, leites, ovos, nozes, iogurte brócolis, cereais integrais, ervilhas, amendoim e castanhas, frango, aspargo, espinafre.

Vitamina C

Contribui para a absorção de ferro e na manutenção dos vasos sanguíneos e tecidos. Aumenta a resistência contra infecções, melhora o processo de cicatrização e favorece o crescimento dos ossos e a produção de colágeno. Está presente nas frutas cítricas como caju, goiaba, acerola, abacaxi, morango, abacaxi, laranja, kiwi, tangerina, maracujá, além de tomate e pimentão verde. 

Vitamina D

Previne a osteoporose, agindo na fixação de cálcio e fósforo nos ossos e dentes. Encontrada em peixes, como linguado, salmão, sardinha, truta, atum, namorado, e em leite e seus derivados, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos.

Vitamina E

Oferece ação antioxidante e contribui para o aumento da fertilidade. Ajuda no metabolismo muscular e a desacelerar o envelhecimento. Também encontrada em folhas verde-escuras, margarina, cereais integrais, feijões, folhas verde-escuras, castanhas, peixes e carnes.

Vitamina K

Produzida pelo próprio organismo, ela contribui para a coagulação do sangue, previne a osteoporose, a diabetes e faz parte do processo de formação de algumas proteínas. Está presente em verduras verde-escuras como brócolis, espinafre, escarola, rúcula e, também, no fígado e óleo de soja. 

Como aproveitar a vitamina nos alimentos?

Para aproveitar o melhor das vitaminas nos alimentos é preciso atentar-se à forma de preparo e até mesmo de higienização e conservação. Priorize alimentos frescos em sua dieta e, sempre que possível, consuma-os crus. 

Opte por frutas que amadureceram naturalmente, evite comprar as que foram colhidas verdes. Também procure limitar a exposição da superfície dos alimentos. O ideal é não deixá-los na fruteira ou na geladeira por muitos dias. 

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Grupo Infinita

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