Quais são os benefícios de comer peixe para a saúde?

Fácil de preparar, muito saboroso, além de ser rico em vitaminas e minerais — são vários os benefícios de comer peixe. E tanto faz ser de água doce ou salgada, a diferença é que o primeiro é mais gorduroso, ao passo que o segundo tem a carne mais leve, maior concentração de ômega-3 e é fonte de iodo e sódio.

O Guia Alimentar do Ministério da Saúde recomenda o consumo desse alimento fresco duas vezes por semana. Por isso, quem busca um cardápio mais saudável deve passar a incluir pratos assados, cozidos ou grelhados com peixes.

Está curioso para saber por que é tão importante para a saúde consumir peixe regularmente? Acompanhe nosso post e veja por que os nutrientes desse alimento são grandes aliados do nosso organismo!

Protege o coração

O peixe é uma boa fonte de proteína e apresenta uma baixa concentração de gordura saturada, se comparado à carne bovina, suína e de frango. Essa característica já traz diversas vantagens para a saúde do coração.

Sem contar que o alimento é rico em ômega-3, gordura boa que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares — como aterosclerose e infarto — e no controle dos níveis de colesterol. Nesse ponto, a melhor opção é salmão, atum, pescada, sardinha e peixe filhote.

Previne doenças nos ossos

Os benefícios de comer peixe estão relacionados também à saúde dos ossos, já que esse alimento é rico em vitamina D. Dessa forma, seu consumo regular auxilia na absorção de cálcio, o que fortalece a saúde dos ossos e dentes e ajuda na prevenção de osteoporose e raquitismo na infância.

A vitamina D, que você encontra principalmente em peixes gordos, como pacu, pirarucu, tucunaré e sardinha, também é importante na prevenção de diabetes e câncer.

Favorece a saúde dos olhos

Pessoas com mais de 60 anos podem sofrer com degeneração macular relacionada à idade, uma doença de fundo de olho que pode levar à cegueira. O consumo de peixes pode melhorar a absorção de vitamina E na velhice e reduzir o risco de a pessoa desenvolver a enfermidade.

Fortalece o sistema imunológico

O ômega-3 é uma gordura importante também na regulação das células imunológicas, fortalecendo, assim, o sistema de defesa do organismo.

Nesse ponto, o atum — rico em selênio, ferro, fósforo, magnésio, niacina, ômega 3, sódio, vitamina B6 e vitamina B12 — é uma boa pedida. O consumo de badejo, carpa e cavala também melhora o sistema imunológico.

Melhora a capacidade de memorização

Você sabia que um dos benefícios de comer peixe é auxiliar na capacidade de concentração e memorização? Isso mesmo, o consumo regular do alimento, que, além do ômega-3, apresenta cálcio e fósforo, é muito bom para a saúde do cérebro, pois reduz a perda de massa cinzenta, prevenindo o surgimento de doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer.

A garoupa, por exemplo, estimula a fabricação dos glóbulos vermelhos, o que auxilia na formação dos neurônios e transmissão dos impulsos nervosos.

Que tal começar a incluir esse alimento na sua dieta? Os benefícios de comer peixe são inúmeros, o que melhora a saúde geral do organismo e previne uma série de doenças.

Viu só como os nutrientes presentes nos peixes são importantes para quem busca uma vida mais saudável? Compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais para que eles também passem a consumir o alimento com mais regularidade!

Grupo Infinita

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