9 exames preventivos essenciais para homens

Os exames preventivos podem diagnosticar precocemente algumas doenças, além de atestarem os fatores de risco e a tendência para enfermidades crônicas, como a pressão alta, a hipercolesterolemia e até o diabetes. Essas medidas permitem não só o tratamento adequado, como também ações preventivas para evitar a manifestação da doença.

Os homens não costumam ser tão precavidos e não têm os mesmos hábitos de cuidados com a saúde, em comparação com as mulheres. Por isso, pode demorar muito tempo até descobrirem um problema, dificultando o diagnóstico precoce. A seguir, listamos 9 exames preventivos essenciais que devem entrar na rotina dos homens. Confira!

1. Exame de próstata

O exame de toque retal ainda é cercado de preconceito e muitos tabus. No entanto, esse exame é a melhor forma de detecção do tipo de câncer mais comum entre os homens, o de próstata.

Esse câncer, quando diagnosticado e tratado adequadamente em sua fase inicial, apresenta grandes chances de cura, por isso, não se pode ter receio na hora de fazer o exame.

Outro exame de próstata, utilizado no diagnóstico do câncer, é o PSA, que é feito partir de amostras de sangue coletadas em laboratório. Os homens com idade superior a 45 anos devem procurar um médico urologista.

É válido notificar que a realização do PSA não anula a necessidade e importância do exame de toque, eles são complementares para um resultado mais preciso e, além disso, o preconceito não pode ser impedimento para cuidar da saúde.

2. Exames cardiovasculares

Exames, como o eco e o eletrocardiograma, testes ergométricos, além de uma simples aferição da pressão arterial, podem ser fundamentais na prevenção de problemas cardiovasculares. Essas doenças acometem, principalmente, homens com mais idade.

Outro problema comum em homens mais velhos é a disfunção erétil, que pode ser em decorrência de problemas vasculares ou psicológicos.

3. Detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis

As pessoas com atividade sexual ativa estão sujeitas ao contágio pelas DSTs, que são as doenças sexualmente transmissíveis. Além do uso de preservativos, é fundamental que homens e mulheres se submetam a exames periódicos para detecção de enfermidades, como a sífilis, a hepatite C, a gonorreia e, principalmente, o HIV.

Como muitas das DSTs são assintomáticas e indolores, a manifestação clínica pode demorar vários anos, em que o vírus fica incubado. Dessa forma, fica imperceptível que a pessoa está doente, mas por ser portador do agente causador, o indivíduo passa a ser um transmissor da doença.

4. Índice de massa corporal

O sobrepeso e a obesidade, combinados a outros problemas, podem provocar inúmeras complicações à saúde. A guerra contra a balança, para adequar e manter um peso ideal, tem importância para saúde e bem-estar de homens e mulheres de qualquer faixa etária.

O índice de massa corporal, o IMC, pode ser um importante aliado para avaliar o peso corporal. A partir do valor calculado, se tem uma noção de quais as medidas a serem adotadas para reverter o quadro. Dentre elas, a atividade física é a mais recomendada acompanhada de uma dieta balanceada.

Tanto a atividade física como a dieta devem ser orientadas pelos profissionais responsáveis. E, antes disso, devem ser feitos os exames que avaliaram as verdadeiras condições de cada paciente, isso pode evitar complicações futuras.

5. Níveis de colesterol

A partir dos 20 anos de idade, os homens são mais propensos a doenças do coração, como infarto do miocárdio, hipertensão, entre outras. O colesterol alto pode ser o vilão nesses casos, por isso é recomendável que se faça o controle anual do seu nível sanguíneo.

6. Colonoscopia

Em homens com mais de 50 anos, alguns cânceres benignos, como o retal ou de intestino, podem surgir. A colonoscopia é utilizada para esse tipo de diagnóstico, e o ideal é que a população masculina com essa faixa etária faça esse exame com certa frequência — já em pessoas com predisposição genética, ele pode ser feito antes desse prazo.

Esse exame é feito a partir da introdução de um tubo óptico na região retal e toda a mucosa dos intestinos é avaliada quanto à presença de lesões que caracterizam um tumor.

7. Teste de glicemia

O diabetes é uma doença silenciosa, ou seja, assintomática. Geralmente, quando é feito o diagnóstico, a pessoa já se encontra num estágio mais avançado da doença e, com isso, começam a surgir algumas complicações.

Um exame de sangue rotineiro pode mensurar o nível glicêmico do sangue de um indivíduo. O diabetes ocorre quando os níveis de glicose são muito altos. O hemograma deve ser realizado anualmente, entretanto, pessoas com risco familiar podem fazer um acompanhamento mais rigoroso.

8. Exame oftalmológico

Problemas oftálmicos, como a hipertensão intraocular (glaucoma), a cegueira provocada por complicações no diabetes, descolamento de retina, além de cataratas e outras doenças oculares, podem ser diagnosticadas com exames de rotina.

Dentre esses exames preventivos, estão a topografia de córnea, os exames de refração, de fundo de olho, avaliação externa, teste ortóptico, entre outros que podem ser realizados desde a infância até a maturidade. Além de melhorar a qualidade de vida, a identificação precoce também permite o tratamento adequado e eficiente para danos muitas vezes irreversíveis.

9. Exames de sangue

A glicemia e os níveis de colesterol e de triglicerídeos devem ser medidos todo ano em homens a partir dos 20 anos. Para isso, devem ser realizados testes no sangue (hemograma completo), urina (hiperuricemia, creatinina, etc) e até nas fezes e em níveis hormonais.

Esses exames possibilitam o diagnóstico de doenças como artrite gotosa (causada pelo excesso de ácido úrico na urina), hipogonadismo (causado pela redução da produção de hormônios sexuais), além de diabetes e outras questões.

Esses são apenas alguns dos exames preventivos que podem ser feitos em um check up de rotina. Eles podem variar também de acordo com o histórico familiar e de saúde de cada um. Assim, consulte um médico regularmente e mantenha uma vida saudável!

Gostou de conhecer esses exames preventivos? Quer conferir mais dicas de saúde como essa? Então curta nossa página no Facebook e acompanhe todas as nossas postagens!

Grupo Infinita

No blog da Infinita - Diagnóstico por Imagem você encontra os melhores conteúdos sobre saúde, qualidade de vida, exames, diagnósticos e prevenção de doenças.

Deixe um comentário