Como ter uma velhice saudável? 7 hábitos que você deve adotar já!

Até 2060, cerca de 25% da população brasileira terá mais de 65 anos, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Então, que tal começarmos a pensar em maneiras de garantir uma velhice saudável?

É importante que o idoso encare o envelhecimento como um processo natural — já que, com o passar da idade, há diversas mudanças no corpo, como perda de massa muscular e óssea. No entanto, isso não precisa ser um empecilho para quem quer viver bem.

Quer saber como ter mais disposição nessa fase da vida? Confira nosso post e veja 7 hábitos que você precisa adquirir para viver a “melhor idade”! Boa leitura!

1. Pratique atividade física

Para quem busca uma velhice saudável, a primeira recomendação é incluir o exercício físico na rotina, a fim de que você possa realizar as atividades do dia a dia sem problemas.

É fundamental deixar o sedentarismo de lado e começar com uma atividade leve. Você pode, por exemplo, caminhar 30 minutos por dia ou fazer aulas de hidroginástica.

Faça uma avaliação médica e veja quais exercícios são mais indicados para que você cuide do corpo também na terceira idade.

Acompanhe a seguir os diversos benefícios que a atividade física proporciona para a saúde:

  • reduz os riscos de doenças cardiovasculares — como infartos e derrames;
  • aumenta a disposição;
  • reduz a perda de massa óssea;
  • ajuda no equilíbrio da pressão arterial;
  • controla o colesterol;
  • melhora a circulação;
  • aumenta a capacidade cardiorrespiratória;
  • melhora a oxigenação do corpo;
  • melhora a consciência corporal e o equilíbrio — o que vai evitar as quedas;
  • previne e controla o diabetes.

Além da saúde do corpo, o exercício físico faz bem também para a mente. Ele auxilia na liberação de endorfina, hormônio que melhora o humor, o que traz a sensação de bem-estar e ajuda ainda a prevenir quadros de depressão.

A atividade física também faz o corpo liberar serotonina — substância que traz relaxamento e auxilia o idoso a ter uma boa noite de sono.

2. Beba muita água

É importante que o idoso se acostume a tomar de 6 a 8 copos de água por dia para garantir o bom funcionamento do organismo e evitar a desidratação, que pode ser comum nessa fase.

Conforme o corpo envelhece, a absorção de água não é tão eficiente, sem contar que é comum o uso de medicamentos que são diuréticos. Esses fatores contribuem para a desidratação — um quadro que, na terceira idade, pode provocar infecção urinária, constipação e até confusão mental.

Então, para não esquecer de se hidratar, deixe sempre por perto uma garrafa com água e se esforce para tomá-la mesmo sem sentir sede. 

3. Alimente-se de forma saudável

Além de beber bastante água, é fundamental ter um cardápio mais saudável. Dê preferência a verduras, legumes, frutas, carnes, peixes, ovos, laticínios, fibras e cereais. Prefira alimentos assados ou cozidos e evite os industrializados. Essa é uma medida para prevenir uma série de doenças, como o câncer.

Capriche no café da manhã e faça pequenos lanches entre as refeições. Outra dica é elaborar pratos coloridos que contenham todos os grupos de nutrientes. Por fim, modere o consumo de sal e açúcar.

4. Adote cuidados preventivos

Os idosos devem incluir na agenda os cuidados preventivos. Por isso, faça um check-up médico periodicamente para avaliação clínica e realização de exames e tome os medicamentos prescritos de forma correta.

Outra medida é ficar protegido da exposição solar com o uso de chapéus e filtros adequados para seu tipo de pele.

Para ter uma velhice saudável, também é recomendado participar de campanhas anuais de vacinação — como as da gripe —, que iniciam o calendário atendendo justamente as pessoas da terceira idade.

Por fim, visite o dentista com regularidade para checar se está tudo certo com a saúde bucal.

5. Treine a memória e a concentração

Por não ter uma rotina de trabalho ou compromissos diários com os filhos, muitos idosos acabam não treinando a memória e a concentração. Mas, para quem deseja ter uma velhice saudável, é essencial pôr o cérebro para funcionar.

Como fazer isso? Veja algumas dicas:

  • realize cursos para aprender uma nova habilidade;
  • leia livros, revistas e jornais;
  • assista a filmes e séries;
  • faça um diário;
  • aventure-se a mexer em novas tecnologias, como o smartphone;
  • brinque com os netos;
  • jogue baralho, damas, xadrez ou outro jogo de tabuleiro com os amigos;
  • faça palavras cruzadas.

6. Previna acidentes em casa

Muitos acidentes com idosos — como quedas — ocorrem justamente dentro de casa. Dessa maneira, é importante realizar algumas adaptações para que a residência seja segura. 

A primeira dica é eliminar tapetes, a fim de evitar que a pessoa escorregue ou tropece: elimine os menores, como aqueles que ficam soltos nos pisos, principalmente em corredores.

Já os tapetes maiores devem estar presos nos sofás, mas, dependendo do ambiente, também não são indicados — pois causam desnível no solo, atrapalhando o caminhar do idoso.

É importante também colocar barras de apoio próximas ao vaso sanitário e dentro do box, assim a pessoa tem segurança ao utilizar o banheiro. 

À noite, o ideal é ter uma luz noturna para ajudar o idoso a se locomover sem dificuldade, caso ele precise se levantar na madrugada para ir ao banheiro, por exemplo.

7. Valorize os momentos de lazer

Por que muita gente chama essa fase de “melhor idade”? Porque é justamente o período em que o idoso pode aproveitar a vida depois de tantos anos de trabalho duro e preocupações. Por isso, inclua em suas atividades os momentos de lazer com os amigos e família.

Tenha uma turma para ir ao cinema, caminhar no parque, visitar exposições ou frequentar bares e restaurantes. Faça também viagens em grupo — um momento para conhecer novos lugares, culturas e sabores, fazer novas amizades e também descontrair.

Agora você já sabe quais hábitos precisa adotar para ter uma velhice saudável e tranquila. A terceira idade não precisa ser uma fase marcada pelo tédio — pelo contrário, pode ser um período de descobertas e muita animação!

E você? O que faz para ter qualidade de vida e se manter ativo? Compartilhe sua experiência conosco, deixando um comentário neste post!

Grupo Infinita

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