7 formas de reaproveitamento de alimentos para evitar desperdícios

Você já parou para pensar na quantidade de comida que desperdiçamos todos os dias? O reaproveitamento de alimentos pode ser uma solução simples e fácil que podemos incluir em nossa rotina. Essa prática faz toda a diferença para nossa saúde e o meio ambiente. 

Quer saber o que pode ser feito com aquelas partes que sempre são descartadas? Neste post, separamos algumas dicas de reaproveitamento de alimentos que podem ser realizadas em sua própria casa, para tornar sua vida mais saudável e sustentável. Vamos conferir? 

Algumas das partes dos alimentos mais desperdiçadas

Talos de hortaliças 

Uma couve bem refogada ou um arroz de brócolis são uma delícia, não é mesmo? Porém, a grande maioria das pessoas descarta os talos durante a preparação. E é justamente essa parte que possui um teor de polifenol mais alto do que as próprias folhas. São apenas dois exemplos, mas, se pararmos para pensar, em quase todas as hortaliças, os talos vão para o lixo. Além de ricos em nutrientes, podem servir para fazer temperos, recheios e molhos. 

Folhas de legumes 

Nas mesas dos brasileiros — tanto em casa quanto em restaurantes —, é muito comum encontrarmos beterrabas, rabanetes ou cenouras, concorda? Mas, e as folhas, onde vão parar? A resposta, infelizmente, é “no lixo”. O exemplo da beterraba contém 17 vezes mais vitamina C do que a própria polpa. Essas folhas podem ser consumidas cruas, como em saladas, ou cozidas, ou, ainda, servirem como molhos e temperos. 

Cascas de banana 

Uma das frutas mais populares no Brasil ainda é desconhecida como prática de reaproveitamento de alimentos. Sua casca é fonte de vitaminas A e B, além de ter duas vezes mais potássio que a polpa. Pode ser usada em receitas de doces e bolos. A banana verde — junto com sua casca — também pode transformar-se em farinha (se torrada) ou na produção da nutritiva biomassa.  

Sementes de abóbora 

Estas você já encontra até prontas para comer em lojas de produtos naturais. Mas, com o assunto é reaproveitamento de alimentos, por que não você mesmo prepará-las em casa? Após consumir o fruto, você pode separar as sementes e assá-las para comer como uma forma de petisco saboroso e saudável. Mas, se preferir, você pode moer e fazer sua própria farinha. Acompanha bem sucos, bolos ou refeições. 

Cascas de laranja 

As cascas de laranja são muito ácidas para consumo direto. Mas isso não significa que elas não têm utilidade. Nas práticas de reaproveitamento de alimentos, esse item pode ser usado na preparação de molhos ou para dar um toque especial em doces. Se você quiser, ainda pode usá-la como produtos naturais de limpeza e aromatizantes. Há diversas receitas na internet com diferentes ideias.

A casca da laranja é rica em fibras, vitamina C, fósforo e cálcio. 

7 dicas de reaproveitamento de alimentos 

1. Faça um delicioso chá com cascas de abacaxi 

Além de se deliciar com um suco ou a própria polpa do abacaxi, você ainda pode desfrutar do sabor e dos nutrientes de sua casca. Uma receita deliciosa é o chá com pedaços da casca da fruta. Depois de lavá-las, basta ferver com água e repousar. Umas folhas de menta e um pouco de mel podem dar mais sabor ainda à bebida. 

A casca é rica em fibras, manganês, cobre e bromelina. 

2. Aproveite a casca da abóbora para uma rica salada de folhas 

Um exemplo de reaproveitamento de alimentos é com a casca de abóbora. Apesar de parecer dura, após cozida e ralada, fica uma delícia e altamente nutritiva. Acompanhe com outros legumes e verduras, tempere e pronto. Pode ser servida quente ou fria. E que tal temperá-la com um molho também reaproveitado? Confira a próxima dica. 

3. Aprenda a preparar um molho com talos de agrião 

Os talos do agrião são levemente picantes e podem não agradar muitas pessoas, se comidos crus. Então, uma das opções é reaproveitá-los para fazer um delicioso molho para saladas. Os talos podem ser misturados e batidos com cebola, salsa, azeite, vinagre e sal. Independentemente da receita, pode ter certeza que ficará incrível. 

4. Prepare um macarrão com ramas de cenoura 

Cansada daqueles molhos de sempre para seu macarrão? As ramas de cenoura podem ser uma deliciosa opção para a massa. Além de enriquecer o prato com ferro, fibras e proteínas, elas têm um sabor especial. Sua aparência é bem semelhante à salsa, e seu uso pode ser o mesmo. Prepare um molho vermelho e experimente temperar com essas folhas. Você vai adorar. 

5. Use a casca de banana para fazer farinha 

No início do texto, citamos que a casca de banana é um ótimo ingrediente para doces e bolos. Mas uma das utilidades pouco conhecidas e excelente para sua saúde é usá-la como farinha. Basta deixá-la no forno até que fique seca e depois moê-la em um liquidificador. Essa farinha quase não tem sabor e, por isso, pode ser usada em refeições e vitaminas, além da praticidade para armazená-la por um bom tempo. 

6. Faça da casca de limão um poderoso produto de limpeza 

Além do reaproveitamento de alimentos ser útil para a própria alimentação, ele pode ser usado de diferentes formas. A casca do limão, por exemplo, pode ser adicionada ao bicarbonato de sódio, vinagre e álcool e servir como um potente desengordurante natural. Dessa forma, você economiza e evita contato com produtos industrializados, que podem conter químicas que não fazem bem à saúde. 

7. Conheça a farofa de casca de melão

Uma interessante receita e muito nutritiva é a farofa com casca de melão. É possível preparar com outros ingredientes reaproveitados e fazer dela um excelente acompanhamento para suas refeições: fácil, prático e delicioso. Confira algumas receitas na internet e delicie-se. 

Essas são apenas algumas dicas das infinitas utilidades que o reaproveitamento de alimentos pode trazer para seu corpo e bem-estar. Para falar de todos os benefícios, precisaríamos de muito mais espaço aqui no texto. Mas, vamos aos poucos, combinado?

Se você busca outras informações e curiosidades sobre como cuidar de sua saúde, siga nosso FacebookInstagram e Linkedin.

Grupo Infinita

Grupo Infinita

No blog da Infinita - Diagnóstico por Imagem você encontra os melhores conteúdos sobre saúde, qualidade de vida, exames, diagnósticos e prevenção de doenças.

Deixe um comentário

Share This