6 benefícios da caminhada que você precisa conhecer

Caminhar é um exercício recomendado para todas as idades, pode ser feito em qualquer lugar, não exige muita preparação física nem acessórios específicos. E o melhor: sua prática regular faz muito bem para o corpo e para a mente. Você conhece os benefícios da caminhada?

Neste post, mostramos por que esse tipo de atividade física é tão importante para a saúde. Acompanhe e descubra 6 benefícios dessa prática que pode facilmente se tornar um hábito em sua rotina!

1. Ajuda a emagrecer

A caminhada é uma atividade física e, por isso, você vai sim queimar calorias, acelerar o metabolismo e, consequentemente, pode perder peso — ainda mais quando associada a uma dieta saudável. Além disso, pode auxiliar também a melhorar a postura e a tonificar o corpo, já que você está exercitando grupos musculares.

Para quem está começando, a dica é caminhar três vezes por semana, de 30 minutos a 1 hora. Mas atenção: o ritmo deve ser leve para que, aos poucos, você vá adquirindo condicionamento físico.

2. Reduz os riscos de doenças cardiovasculares

Um dos benefícios da caminhada é proteger o coração, reduzindo assim os riscos de doenças cardiovasculares — como infartos e derrames. Isso porque esse exercício:

  • melhora a circulação;
  • melhora a capacidade cardiorrespiratória;
  • aumenta a oxigenação do corpo;
  • auxilia no equilíbrio da pressão arterial;
  • ajuda a controlar o colesterol.

3. Previne e controla o diabetes

A insulina passa a ser produzida em maior quantidade durante a caminhada, e como ela é responsável pela absorção da glicose, ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue. 

Por isso, o exercício pode ter um benefício importante na prevenção e controle de quadros de diabetes.

4. Melhora o humor

Na caminhada, o corpo libera endorfina, um hormônio que traz a sensação de bem-estar. Isso ajuda a aliviar o estresse e reduzir as dores. Traz ainda mais disposição, melhora do humor e pode até mesmo prevenir a depressão.

Passar a cuidar do corpo aumenta também a autoestima, ou seja, você passa a se valorizar mais.

5. Garante uma boa noite de sono

Se você quer dormir melhor, também pode apostar nesse exercício físico: durante a prática, o corpo libera serotonina, o hormônio da felicidade, o que deixa o corpo mais relaxado.

Além disso, com esse gasto de energia, o praticante tem menos dificuldade de adormecer e pode ter um sono mais reparador, o que significa acordar cheio de disposição no dia seguinte.

6. Proporciona interação social

Que tal formar um grupo de caminhadas? Além de todos os benefícios para a sua saúde, será um momento importante de interação social. Você pode fazer amizades, bater-papo, trocar experiências e descontrair enquanto cuida do corpo e da mente.

Outro ponto a favor é que quando realizamos um exercício com companhia, uma pessoa incentiva a outra e fica mais fácil manter com regularidade esse hábito saudável.

Gostou de conhecer os benefícios da caminhada? Separe um par de tênis, uma roupa confortável e comece a se exercitar. Lembre-se apenas de fazer um alongamento antes de começar e de sempre carregar uma garrafa de água durante a prática para manter o corpo hidratado.

Quer mais dicas para ter um estilo de vida saudável? Descubra o que é a dieta low carb e o que fazer para segui-la!

Grupo Infinita

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