Telerradiologia: saiba o que é e as suas principais vantagens

Os exames radiológicos estão cada vez mais avançados, com imagens mais definidas, o que permite um diagnóstico de maior precisão. Mas as inovações não param por aí: a telerradiologia — que possibilita a emissão de laudos a distância — já é uma realidade.

Com essa tecnologia, o paciente passa a contar com assistência médica altamente especializada em qualquer localidade, mesmo que esteja afastado de grandes centros. Basta que a clínica ou hospital onde o exame é feito transmita os dados e imagens digitais via internet para um médico especialista.

Quer entender de forma mais clara como funciona essa técnica e quais são as vantagens para o paciente? Confira nosso post e tire todas as suas dúvidas!

O que é telerradiologia?

Se você não consegue ficar longe do seu smartphone, entende como a tecnologia transforma os nossos hábitos e facilita o dia a dia. Na medicina não é diferente — o mundo digital é uma realidade também na área da saúde.

Um exemplo é a telemedicina, que consiste na assistência ao paciente por meio do uso de tecnologias de comunicação e informação, possibilitando mais qualidade e rapidez nos atendimentos. Nesse cenário, está inserida a telerradiologia, que faz uso desse princípio nos exames radiológicos.

O nome pode parecer estanho, mas o conceito é simples: os dados e imagens digitais são transmitidos via internet para um especialista, que não está presente na clínica ou hospital — ele analisa as informações e faz a emissão de laudos a distância, sejam ambulatoriais (de rotina) ou emergenciais.

Dessa forma, é possível obter o diagnóstico de médicos radiologistas altamente especializados, mesmo que o paciente esteja longe de grandes clínicas ou centros de saúde.

Sem contar que há mais rapidez nesse processo, já que a clínica passa a ter um número maior de especialistas à disposição para fornecer os resultados.

Regulamentação

A telerradiologia é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) na Resolução 2.107/2014, que estabelece as seguintes áreas para esse exercício:

  • radiologia geral e especializada;
  • tomografia geral e especializada;
  • ressonância magnética;
  • mamografia;
  • densitometria óssea;
  • medicina nuclear.

O CFM veta a utilização de laudos a distância para exames de ultrassonografia e procedimentos de intervenção, como punção por imagem, que deve ser feito por um médico especialista no local.

Segurança

Muitas pessoas podem ficar ressabiadas quanto à segurança da telerradiologia. Entretanto, a regulamentação estabelece os protocolos de comunicação e formato dos arquivos, como o uso de um sistema padrão de arquivamento e emissão das imagens.

Além disso, apesar de o armazenamento ser digital, há total sigilo com as informações do paciente.

Como ela funciona?

Para o paciente, o exame é feito normalmente, seja o de raio-x, ressonância magnética ou outros. O modo de preparo para cada procedimento e sua duração continuam da mesma forma. A mudança com a telerradiologia diz respeito à transmissão das imagens e emissão de laudos.

Com a evolução dos equipamentos de exames radiológicos, a captura das imagens passou a ser feita de forma digital. Com isso, por meio da internet, é possível enviar essas informações a um médico radiologista para que ele emita o resultado.

Assim, o diagnóstico é feito a distância, porém com a mesma precisão, validade e confiabilidade do que seria feito por um profissional local.

Quais as vantagens dessa técnica?

A inovação anda de braços dados com a medicina e quem sai ganhando, sem dúvida, é o paciente, com diagnósticos mais precisos, o que ajuda na prevenção de diversas doenças, bem como em tratamentos cada vez mais eficazes.

Com a telerradiologia há diversas vantagens, como listamos a seguir:

Acesso a médicos especialistas a distância

O Brasil tem 5.570 municípios, o que dificulta que cada localidade tenha especialistas de diferentes áreas médicas. Para reverter essa situação, o que acontece é o deslocamento para grandes centros a fim de conseguir um determinado atendimento.

Mas isso tem um custo elevado, atrapalha o dia a dia das pessoas e pode até ser inviabilizado, dependendo do quadro clínico do paciente.

E a telerradiologia vem para transformar essa realidade. Com essa tecnologia, o paciente consegue fazer um exame por imagem e ter o laudo de um especialista em qualquer lugar, basta a conexão por internet.

De qualquer clínica ou hospital, é possível emitir os dados e imagens a uma empresa especializada em laudos a distância e conseguir o diagnóstico de um médico radiologista.

É um benefício e tanto para o paciente, que não precisa se deslocar para ter uma assistência de qualidade.

Arquivamento de imagens

Como dissemos, as imagens dos equipamentos atuais de exames radiológicos são digitais, o que permite que fiquem armazenadas na nuvem e sejam acessadas de qualquer local.

A telerradiologia contribui, portanto, para o prontuário eletrônico do paciente, uma segurança para qualquer tratamento, cirurgia ou internação a que ele tenha que ser submetido.

Discussão de casos

Caso haja alguma dúvida em relação ao resultado de um exame, a telerradiologia permite a consulta de um segundo profissional, de qualquer localidade e mesmo fora do Brasil.

Isso é importante para os pacientes, que podem ter mais certeza sobre o plano de tratamento que deve ser adotado.

Maior eficiência para saber resultados

Com a possibilidade de emissão de laudos a distância, os resultados são obtidos com mais rapidez, mesmo quando a clínica está com uma demanda alta de pacientes.

Isso é importante principalmente para laudos emergenciais, em que a resposta de um exame pode ser determinante para o início do tratamento de uma patologia grave ou para alguma intervenção após um acidente.

Tudo isso ocorre porque a telerradiologia permite o contato com um grande número de especialistas, que podem emitir os laudos a qualquer hora, não somente no horário de atendimento da clínica ou laboratório e, assim, os diagnósticos são otimizados.

A conectividade já faz parte do dia a dia da medicina e vem aprimorar os processos envolvendo os exames de imagem. Com a telerradiologia, pacientes de qualquer localidade não precisam se deslocar para conseguir diagnósticos feitos por médicos especialistas.

Quer entender mais sobre a importância da excelência em laudos radiológicos? Entre em contato com a Infinita, que atua de forma inovadora nos diagnósticos por imagem! 

Grupo Infinita

Grupo Infinita

No blog da Infinita - Diagnóstico por Imagem você encontra os melhores conteúdos sobre saúde, qualidade de vida, exames, diagnósticos e prevenção de doenças.

Deixe um comentário

Share This