Saiba como prevenir o câncer com 8 hábitos saudáveis

  • Home
  • Saúde
  • Saiba como prevenir o câncer com 8 hábitos saudáveis

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), para o ano de 2018 são estimados 600 mil novos casos de câncer no Brasil. No mundo, houve crescimento de 20% de novos casos na última década.

Por isso, pessoas de diferentes faixas etárias precisam se conscientizar e prevenir. O câncer é uma doença que começa quietinha e pode passar anos até se manifestar. A demora para iniciar o tratamento pode intensificar os riscos.

Uma mudança no estilo de vida ajuda a diminuir a possibilidade de desenvolver a doença. Preparamos este post para mostrar 8 hábitos saudáveis que farão você viver melhor e prevenir essa enfermidade. Acompanhe!

1. Alimente-se bem

A nossa saúde começa no prato. É importante adotar uma dieta balanceada, variada e rica em nutrientes e minerais. Para isso, evite o consumo excessivo de carne vermelha, gorduras e produtos industrializados. Além de moderar na ingestão de açúcar e sal.

Segundo o INCA e outras organizações internacionais, consumir 5 porções diárias de frutas e legumes ajuda a se proteger do câncer. Outros alimentos também possuem propriedades importantes nessa prevenção. Veja a seguir.

Sardinha

O alimento é rico em ômega 3, substância anti-inflamatória que previne as doenças cardiovasculares e também alguns tipos de câncer, como o de mama, endométrio e de próstata.

Além da sardinha, você encontra o ômega 3 em sementes como a chia e a linhaça.

Brócolis

Fonte de zinco, betacaroteno, vitaminas A e C, o vegetal apresenta propriedades antioxidantes que combatem as células tumorais.

Maçã

A fruta apresenta quercitina, que tem ação anti-inflamatória, antioxidante e consegue reduzir o efeito de mutação nas células. Essa substância também está presente na cebola.

Uva

Frutas de coloração arroxeada como a uva, jabuticaba e açaí são ricas em resveratrol, substância amiga do coração. Ela também tem o poder de conter o avanço de células tumorais, ajudando no combate à alguns tipos de câncer.

Couve

Apresenta ferro, fósforo, cobre, manganês, selênio e cálcio, o que promove o antienvelhecimento celular e combate os radicais livre.

Castanha-do-pará

É uma oleaginosa rica em selênio, que tem propriedade antioxidante e protege contra o câncer no fígado.

Gengibre

O gengibre apresenta uma substância chamada gingerol, que tem ação anticâncer.

Goiaba vermelha

Apresenta carotenoides e licopeno, compostos que protegem o organismo contra a doença.

Ovo

A gema do ovo contém a substância colina que ajuda a prevenir o câncer de mama e tumores hepáticos. A colina também está na couve-flor e nas nozes. 

Espinafre

A verdura contém ácido fólico, que auxilia no reparo do DNA e pode prevenir o câncer de pele.

Carboidratos integrais

As fibras têm um papel importante na prevenção do câncer, especialmente o de cólon.

2. Controle o IMC

Fique atento ao seu Índice de Massa Corporal (IMC). Ele é resultado da média entre o seu peso e a altura ao quadrado (altura x altura). O IMC de um adulto pode variar entre 18,5 e 24,9 kg/m². 

O excesso de peso e gordura corporal são fatores de risco para alguns tipos de câncer, como:

  • esôfago;

  • estômago;

  • pâncreas;

  • intestino;

  • rim;

  • mama;

  • próstata;

  • tireoide.

3. Pratique atividades físicas

É preciso movimentar o corpo! O exercício físico regula os níveis dos hormônios no organismo, acelera o trânsito gastrointestinal e auxilia no controle do peso corporal.

A atividade física ajuda na queima de gorduras, importante para a prevenção da doença. No caso das mulheres, o tecido adiposo estimula a produção do estrogênio, que se torna um combustível para as células tumorais, especialmente do câncer de mama.

Faça exercícios que lhe traga satisfação e bem-estar: jogue vôlei, nade, dance, etc. Inclua práticas no seu dia a dia — caminhe mais, leve seu cachorro para passear e suba escadas, dispensando o elevador.

4. Use protetor solar

De acordo com o INCA, o câncer de pele é o mais comum no Brasil e corresponde a 30% dos tumores malignos registrados.

Para prevenir, deve-se evitar a exposição ao sol, principalmente das 10 h às 16 h e ter o costume de usar protetor solar, com um fator de proteção adequado ao seu tipo de pele.

Chapéus, guarda-sol e óculos de sol completam a proteção.

5. Relaxe

Você sabia que passar por momentos muito estressantes pode ser um fator de risco para o câncer de mama? Uma pesquisa norte-americana apontou que quando maior o nível de estresse, mais agressivo o câncer da paciente.

Dessa forma, a dica é relaxar: tenha em mente que não dá para resolver todos os problemas ao mesmo tempo. Busque controlar sua ansiedade.

Além disso, faça atividades que lhe dê prazer, como ler um livro, ir ao cinema, sair com os amigos, praticar um hobby, etc.

6. Evite fumar

O cigarro é um dos principais fatores de risco para o câncer de pulmão, de cabeça, de pescoço e de bexiga.

Ao tragar, você carrega diversas toxinas para dentro do seu corpo. Os perigos não são exclusivos à quem fuma, as toxinas também podem entrar no organismo dos fumantes passivos. 

Se você é fumante, procure um tratamento e peça apoio de amigos e familiares para vencer esse vício.

7. Consuma bebidas alcoólicas com moderação

O excesso de álcool está relacionado às doenças cardiovasculares, hepáticas e também a alguns tipos de câncer, como o de boca, do esôfago, da garganta e do intestino.

O consumo não precisa ser zerado, mas é preciso conscientizar dos perigos e beber com moderação.

8. Faça exames preventivos

Além de todos esses hábitos saudáveis que apresentamos acima, é importante fazer os exames preventivos anualmente ou de acordo com a orientação médica.

A medicina evolui constantemente e hoje há exames com diagnósticos bastante precisos que detectam o câncer em estágios iniciais.

Segundo os especialistas, o câncer surge em decorrência de fatores genéticos e ambientais. Sendo assim, em muitos casos , ele está relacionado ao estilo de vida da pessoa. Portanto, busque colocar essas dicas em prática!

Gostou das nossas dicas? O câncer é uma doença que está disseminada em nossa sociedade, por isso, compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais e os ajude a se precaverem!

Grupo Infinita

Grupo Infinita

No blog da Infinita - Diagnóstico por Imagem você encontra os melhores conteúdos sobre saúde, qualidade de vida, exames, diagnósticos e prevenção de doenças.

Deixe um comentário

Share This